"- Você já foi à Bahia, nêga?"
"- Não."
"- Então vá..."
(Entonces... voy!)
...
"E quando a viola gemer nas mãos do seresteiro na rua trepidante da cidade mais agitada, não tenhas, moça, um minuto de indecisão. Atende ao chamado e vem. A Bahia te espera para sua festa cotidiana.”
(Me habla a mi, me invita... "não tenhas, moça, um minuto de indecisão")
...
"Se és apenas uma turista ávida de novas paisagens, de novidades para virilizar um coração gasto de emoções, viajante de pobre aventura rica, então não queiras esse guia. Mas se queres ver tudo, na ânsia de aprender e melhorar, se queres realmente conhecer a Bahia, então, vem comigo e te mostrarei as ruas e os mistérios da cidade do Salvador, e sairás daqui certa de que este mundo está errado e que é preciso refazê-lo para melhor. Porque não é justo que tanta miséria caiba em tanta beleza. Um dia voltarás, talvez, e então teremos reformado o mundo e só a alegria, a saúde e a fartura caberão na beleza imortal da Bahia.
Se amas a humanidade e desejas ver a Bahia com olhos de amor e compreensão, então serei teu guia"
(Increible.. cada frase me emociona, me deja pensando, me dan ganas de seguirlo, me da fuerza, energia, ganas de vivir.)
![]() |
Jorge Amado
|
5 comentarios:
De lo poquito que entendí, me perdí y me encontré en "não é justo que tanta miséria caiba em tanta beleza".
No es justo.
(Un día de estos que andes por Concepción, Sabi, te paso la fotocopia en español del libro. Nos lo dio Carla en portugués de 3ro. en la facu (=)
Hermoso. Bahía... el mar... ¡qué lindo! Quiero ir.
"se queres realmente conhecer a Bahia, então, vem comigo e te mostrarei as ruas e os mistérios da cidade do Salvador, e sairás daqui certa de que este mundo está errado e que é preciso refazê-lo para melhor."
Quisiera ver el festejo de primeros días de enero, en donde toda la gente ofrenda comida a Yemanjá, a orillas del mar... con velas y luces. Hermosa ciudad. Hermoso relato de Amado.
traducime lo de Jorge Amado. Yo leí Capitanes de la arena, que está aca en casa y Gabriela, clavo y canela de la biblioteca, hace años. me re gustaron. un abrazooooooooooooooooooooooooooo
Fui, y ya volvi.
Descubri que brasil no es solo Rio!
La cultura afro-portuguesa se siente fuerte, las playas alejadas me renovaron.
Lo recomiendo como viaje... aunque obviamente esa tranquilidad se puede encontrar en medio de un bote en una parte mas alejada del rio Gualeguaychu.
Solo es cuestion de como uno ve y vive cada lugar.
Estuve mirando hasta recién las fotos de Bahía.
Se te ve requete feliz Vic, y eso es lo más lindo de las fotos, además de que están reeeeeeeeeeeeee buenas! qué ojo tenés!!!!
Publicar un comentario